segunda-feira, 22 de junho de 2009

E... Da onde vem os glóbulos sanguíneos???


Todos os glóbulos sanguíneos derivam de um tipo único de célula precursora, a stem cell totipotente, ou CFU

Antes de atingirem o estado de maturação completa, os glóbulos sanguíneos passam por diversas etapas de diferenciação. Uma vez que o processo de maturação é contínuo, os estágios descritos têm apenas interesse didático, sendo freqüentes células com características intermediárias entre dois estágios.
Todos os glóbulos sanguíneos derivam de um precursor único que tem recebido diversas designações, sendo neste livro denominado hemocitoblasto ou stem cell totipotente. Sob a influência de fatores do meio que atuam nas microrregiões onde estão localizados, os hemocitoblastos vão se dividindo por mitose e dando origem a células que se dividem muitas vezes e cujo potencial é cada vez mais restrito, até se chegar a um precursor único para cada tipo de glóbulo. Por exemplo, os mieloblastos podem originar qualquer granulócito, mas existe um tipo de promielócito para cada um dos granulócitos.
Dos hemocitoblastos que se dividem, somente alguns entram em diferenciação, enquanto outros permanecem indiferenciados, mantendo assim a fonte de glóbulos sanguíneos.
A multiplicação mitótica das células derivadas do hemocitoblasto, situadas nos estágios intermediários de maturação, é quase suficiente para manter a quantidade normal de glóbulos sanguíneos. Por isso, o número de hemocitoblastos na medula óssea é muito pequeno e suas mitoses são raras.
As stem cells totipotentes, ou hemocitoblastos, foram caracterizadas funcionalmente em animais experimentais (camundongos) graças à sua propriedade de repovoar a medula óssea após destruição celular extensa, e pela capacidade de se multiplicar e se diferenciar em meios de cultura semi-sólidos. Quando camundongos irradiados com doses letais recebem transplantes de medula óssea de doadores singênicos (geneticamente semelhantes) normais aparecem colônias na medula óssea e no baço, originados de uma única stem cell totipotente e contendo todos os tipos de células sanguíneas maduras. Por esta razão, a célula hemopoética totipotente é também chamada de unidade formadora de colônia ou CFU (Colony Forming Unit). A morfologia desta célula é pouco conhecida, mas ela parece um linfócito grande, com cromatina frouxa.

3 comentários:

  1. Gostei muito do blog, o assunto foi abordado de maneira esclarecedora e despertando o interesse da gente como leitor. Dai.

    ResponderExcluir
  2. Parabénss! trabalho bem elaborado.

    ResponderExcluir
  3. trabalho bem organizado e explicativo, parabéns.

    ResponderExcluir