quinta-feira, 25 de junho de 2009

Períodos da hemocitopoese intra-uterina

A hemocitopoese intra-uterina é compreendida por 3 períodos, são eles: 1º período primordial ou pé-hepático, 2º período hepato-esplênico-tímico e 3º período medular-linfóide ou definitivo. Quando um período se inicia, os processos que predominavam no período anterior ainda persistem por algum tempo, embora adquirindo menor importância.

Todos os glóbulos sanguíneos são de origem mesenquimatosa. Em órgãos de origem embrionária dupla, como o fígado e o timo (endoderma e mesoderma), as células originadas do mesoderma são as responsáveis pela hemocitopoese.

  • 1º período primordial ou pré-hepático:
As primeiras células sanguíneas parecem no mesoderma do saco vitelino, durante a terceira semana de vida intra-uterina. Aí surgem as ilhotas de Wolf, que são aglomerados alongados de células mesenquimatosas. As células mais superficiais de cada ilhota dão origem ao endotélio dos primeiros vasos, enquanto as mais internas tornam-se esféricas e se diferenciam em hemocitoblastos.









Pela união do endotélio de ilhotas contíguas, formam-se vasos sanguíneos que se comunicam com o corpo do embriã, permitindo a distribuição e utilização pelo embrião, das células sanguíneas formadas no saco vitelino.

Os hemocitolblastos do saco vitelino dividem-se no interior ddos vasos sanguíneos e formam eritroblastos primitivos (eritropoese megaloblástica) , que são maiores do que os eritroblastos definitivos. A maioria dos eritroblastos formados no saco vitelino não chega a perder seus núcleos, de modo que a célula vermelha predominante nesse período é nucleada. Somente no fim do período primordial aparecem algumas hemácias (anucleadas),pela eliminação do núcleo dos eritroblastos.A série vermelha primitiva é constituida por células mais volumosas do que as da ertitropoese definitiva, sendo cahamada de eritropoese megaloblástica.

Durante o período primordial, o sangue possui apenas os elementos já mencionados. Não contém leucócitos nem plaquetas.

  • 2º período hepato-esplênico-tímico:
Este período começa no segundo mês, com a hemocitopoese no fígado e no baço. Em seguida, o timo começa também a produzir linfócitos. No mesênquima que invade o esboço endodérmico do fígado, aparecem células precursoras dos granulócitos, megacariócitos e eritroblastos definitivos. Destes, muitos passam para o sangue sem perder os núcleos. Durante este período predomina a síntese de hemoglobina fetal (HbF). EMbora a hemocitopoese hepática comece a declinar no quinto mês, ainda persiste até algumas semanas após o nascimento. No adulto o fígadonão é um órgão hemocitopoético.

O baço produz principalmente células da série vermelha e, em menor quantidade, granulócitos e plaquetas. A produção de linfócitos no baço torna-se importante próximo ao nascimento.

  • 3º período medular-linfóide ou definitivo:
A clavícula é o primeiro osso a mostrar atividade hemocitopoética. Sua medula óssea começa a funcionar entre o segundo e o terceiro mês. Logo entra em funcionamento a medula de outros ossos, e no quarto mês a hemocitopoese medular é bastante significativa.

A medula óssea mostra grande atividade eritrocítica, granulocítica e megacariocítica. Forma também linfócitos e monócitos.









Um comentário:

  1. vinícius 7 período de farmácia!!
    mt bom o blog!!dá p ter um bom proveito e entendimeto do assunto!!
    parabénss meninas!!

    ResponderExcluir